X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Instituto Todos pela Saúde apoia realização do Workshop Internacional em Preparação para Enfrentamento de Epidemias na Região Amazônica
Eventos

Instituto Todos pela Saúde apoia realização do Workshop Internacional em Preparação para Enfrentamento de Epidemias na Região Amazônica

10.04.2024

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) apoia a realização do Workshop Internacional em Preparação para Enfrentamento de Epidemias na Região Amazônica: Criando Pontes entre Comunidades e Pesquisa para uma Amazônia mais Saudável, que ocorrerá de 25 a 28 de junho, em Manaus. Para participar do evento é preciso fazer a inscrição até o dia 14 de abril. Serão selecionados 30 pesquisadores em início de carreira – 15 do Brasil e 15 do Reino Unido –, e os selecionados poderão pleitear financiamento integral.


O evento é promovido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, de Manaus, e pelo Departamento de Epidemiologia de Doenças Infecciosas do Imperial College London e reunirá pesquisadores, profissionais de saúde com experiência em pesquisa, formuladores de políticas públicas, líderes comunitários da Amazônia Legal brasileira e outras partes interessadas.


O workshop irá discutir estratégias colaborativas e novas tecnologias para fortalecer a preparação contra patógenos com potencial epidêmico, com foco na abordagem de Saúde Única, na região Amazônica. Também tem como objetivo capacitar comunidades locais para gerar, compreender e comunicar informações sobre saúde animal e ambiental para o controle de doenças infecciosas e a tomada de decisões.


Além do ITpS, também apoiam a realização do evento o International Science Partnerships Fund, uma associação do British Council com os parceiros da Amazônia+10 no Brasil.


Entre os mentores do workshop estão:



  • Camila Romano, professora da Faculdade de Medicina e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo;

  • Helena Lage Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia e professora da Universidade de São Paulo (USP);

  • Marcia Castro, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard e presidente do Conselho Técnico-Consultivo do Instituto Todos pela Saúde;

  • Nuno Faria, professor da Faculdade de Saúde Pública do Imperial College London, no Reino Unido, e professor visitante do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo;

  • Wuelton Monteiro, professor da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e da Universidade do Estado do Amazonas.


Outras informações podem ser obtidas no site www.workshopamazonia.org.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes:



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.

  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942