O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) apoia a realização do Workshop Internacional em Preparação para Enfrentamento de Epidemias na Região Amazônica: Criando Pontes entre Comunidades e Pesquisa para uma Amazônia mais Saudável, que ocorrerá de 25 a 28 de junho, em Manaus. Para participar do evento é preciso fazer a inscrição até o dia 14 de abril. Serão selecionados 30 pesquisadores em início de carreira – 15 do Brasil e 15 do Reino Unido –, e os selecionados poderão pleitear financiamento integral.
O evento é promovido pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, de Manaus, e pelo Departamento de Epidemiologia de Doenças Infecciosas do Imperial College London e reunirá pesquisadores, profissionais de saúde com experiência em pesquisa, formuladores de políticas públicas, líderes comunitários da Amazônia Legal brasileira e outras partes interessadas.
O workshop irá discutir estratégias colaborativas e novas tecnologias para fortalecer a preparação contra patógenos com potencial epidêmico, com foco na abordagem de Saúde Única, na região Amazônica. Também tem como objetivo capacitar comunidades locais para gerar, compreender e comunicar informações sobre saúde animal e ambiental para o controle de doenças infecciosas e a tomada de decisões.
Além do ITpS, também apoiam a realização do evento o International Science Partnerships Fund, uma associação do British Council com os parceiros da Amazônia+10 no Brasil.
Entre os mentores do workshop estão:
Outras informações podem ser obtidas no site www.workshopamazonia.org.
A atuação do ITpS
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.
Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.
O ITpS atua em três frentes: