O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) fecharam uma parceria estratégica para ajudar a fortalecer a capacidade de vigilância no Brasil.
O acordo envolve o aprimoramento do monitoramento de patógenos, como dengue, chikungunya, influenza e covid-19, utilizando dados anonimizados, e a produção conjunta de estudos, análises e boletins técnicos sobre a circulação de vírus. O ITpS realiza o monitoramento de patógenos desde 2021, em colaboração com laboratórios parceiros, e já emitiu 54 relatórios. A parceria com a Abramed irá ampliar de forma expressiva o número de dados analisados, com ampliação dos municípios cobertos.
A iniciativa alia a expertise do ITpS em ciência de dados, bioinformática, epidemiologia, genômica e formação de profissionais de saúde pública, além de políticas públicas, com a ampla base de dados clínicos das associadas da Abramed, responsáveis por mais de 80% dos exames realizados no país na saúde suplementar. Com o recebimento da base anonimizada da Associação, o ITpS espera diversificar a origem geográfica dos dados, aprofundando suas análises.