O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) recebeu, no dia 17 de abril, em São Paulo, a visita da BGI Research, equipe da Academia Chinesa de Ciências com foco em genômica, bioinformática e prevenção de doenças. Estiveram presentes o diretor Ziqing Deng, além do pesquisador do centro de pesquisa em ômica aplicada a patógenos infecciosos, Daxi Wang, e a responsável pelo desenvolvimento de negócios na América Latina da BGI Genomics, Lilian Gao.
O encontro é uma nova etapa da parceria que se iniciou quando o diretor-presidente interino do ITpS, Vanderson Sampaio, fez uma visita ao país asiático no ano passado para estabelecer conexões com pesquisadores da área. Hoje, no escritório do Instituto, esses mesmos profissionais conheceram os projetos do ITpS que têm relação com as atividades da BGI e foi alinhado um potencial acordo de cooperação técnica para o enfrentamento de emergências em saúde pública.
No período da tarde, o grupo seguiu para a Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de conhecer o laboratório Computational Systems Biology Laboratory (CSBL), do professor Helder Nakaya, também consultor do ITpS, que apresentou resultados dos estudos realizados sobre as ferramentas de análises de dados genômicos e os projetos em genômica de célula única.
Além disso, as duas equipes desenharam linhas de atuação que passam por cooperação em análise de dados, apoio em produção científica e incorporação de tecnologias chinesas na saúde. O próximo passo será assinar um memorando de entendimento entre ITpS, BGI Genomics e a Academia Chinesa de Ciências para colocar os projetos em prática e fortalecer a parceria Brasil-China, agora no âmbito da saúde pública.