O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) se reuniram na terça-feira, 2, em São Paulo, para apresentação dos resultados da primeira etapa de trabalhos conjuntos, iniciada em 2023, e discussão dos desafios enfrentados. A reunião, na sede do ITpS, reforçou o compromisso das duas instituições com vigilância, preparação e resposta a emergências em saúde pública, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os projetos desenvolvidos em parceria estão o Vigiares, que busca fortalecer as ações de vigilância, preparação e resposta a eventos com potencial de se tornarem emergências de saúde pública, com foco especial nas Síndromes Respiratórias Agudas (SRA); e a iniciativa de fortalecimento da vigilância laboratorial, voltada a aprimorar capacidades técnicas e rotinas de detecção de agentes com potencial epidêmico. Também foram destacados os avanços em Saúde Única, que promove a vigilância integrada entre saúde humana, animal e ambiental, contribuindo para prevenir, detectar e responder de forma mais eficaz a eventos com impacto coletivo. Outra frente discutida foi a de Inteligência em Saúde, que apoia o uso de dados assistenciais gerados em unidades de urgência e emergência. Por meio de ferramentas de mineração e integração de dados, a iniciativa permite a detecção precoce de surtos e doenças com potencial epidêmico ou pandêmico, otimizando a resposta em saúde pública.
Do ITpS, participaram da reunião o diretor-presidente, Gerson Penna; o diretor de operações, Vanderson Sampaio; a gerente de projetos, Silvia Ronson; o coordenador científico, Anderson Brito; e os pesquisadores Bárbara Chaves e Filipe Romero.
Representando a Opas, estiveram presentes Alexander Rosewell, coordenador do Programa de Emergências em Saúde; Rodrigo Said, consultor nacional; e Rodrigo Frutuoso, oficial nacional de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública e Regulamento Sanitário Internacional.
Por fim, foram debatidas as soluções conjuntas para os próximos passos da cooperação técnica, com alinhamento dos pilares de ambas as instituições.