Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
ITpS sedia evento do Ministério da Saúde para discutir melhorias no processo de divulgação de exames laboratoriais
Notícias do ITpS

ITpS sedia evento do Ministério da Saúde para discutir melhorias no processo de divulgação de exames laboratoriais

16.12.2024

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) sediou, entre 4 e 6 de dezembro, em São Paulo, uma oficina de trabalho para a revisão do Modelo de Informação de Resultado de Exame Laboratorial (MI REL). O objetivo final é facilitar o acesso dos resultados por parte dos pacientes, independentemente de onde o exame tenha sido feito. O evento foi organizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde e reuniu participantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de laboratórios representados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).


O ITpS contribuiu tecnicamente para a construção dos principais pontos tratados neste processo. "Estamos caminhando rumo à automatização do envio de exames laboratoriais, e isso vai chegar ao cidadão", explicou Marcelo Bragatte, pesquisador científico do ITpS.


Atualmente, para visualizar o laudo de um exame, o paciente passa por etapas diversas – seja acessá-lo por meio do link divulgado pelo laboratório ou buscá-lo diretamente no hospital público onde foi realizado. De forma geral, as informações são recebidas e disseminadas pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), e no evento foram discutidas maneiras de simplificar esse método.


Vinicius Mrad, gerente de projeto do DataSUS e da SEIDIGI, classificou o momento como "histórico". "Estar aqui, revisando o modelo atual e garantindo que o foco seja sempre a continuidade do cuidado, assim como o paciente e a assistência, nos move para a continuação desse trabalho."


Outros pontos debatidos foram a produção de um relatório com informações para a construção do modelo de exames genéricos, a partir do escopo de 41 doenças; o plano de evolução com o faseamento e suas implementações; e a obtenção de atribuições negociais e técnicas. Os trabalhos continuarão por meio de reuniões semanais e se estenderão ao longo de 2025. Assista aqui ao vídeo com mais informações sobre a oficina.


Confira um resumo do evento no vídeo com os participantes:



Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942

Termo de Uso e Aviso de Privacidade