X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Lupa: FDA não lançou nova orientação sobre uso de ivermectina contra covid-19
Agência Lupa

Lupa: FDA não lançou nova orientação sobre uso de ivermectina contra covid-19

17.08.2023

Evelyn Fagundes / Agência Lupa


Circula nas redes sociais posts afirmando que o FDA (Food and Drug Administration, agência de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos similar à Anvisa no Brasil) teria feito uma nova orientação recomendando a ivermectina para o tratamento contra a covid-19. É falso.


Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:


"FDA lança nova orientação bombástica: a ivermectina pode ser prescrita para tratar a covid-19."
Mensagem que circula no WhatsApp


FALSO


O FDA não mudou seu posicionamento quanto à recomendação sobre o uso de ivermectina para o tratamento ou prevenção da covid-19. De acordo com a nota encaminhada à Lupa, a agência negou que tenha passado a orientar esse medicamento para tratar o coronavírus. “No momento, o FDA não recomenda ou aprova a ivermectina no uso para prevenir ou tratar covid-19 em humanos”, disse, no comunicado.


Em 2021, o FDA publicou um artigo apontando motivos para não ingerir a ivermectina para tratar a covid-19. O órgão, cujas atividades são semelhantes às ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, afirmou que recebeu relatos de pessoas que tomaram o fármaco e precisaram de cuidados médicos. “A ivermectina é aprovada para uso humano no tratamento de infecções causadas por alguns vermes parasitas e piolhos, além de doenças de pele como a rosácea”, pontua a FDA.


A ivermectina chegou a ser testada para covid-19, porém não mostrou resultados que sustentem sua recomendação - sendo indicada apenas em protocolos de pesquisa clínica -, conforme nota técnica da Anvisa.


O post que circula nas redes distorce ainda uma publicação de abril deste ano sobre as atualizações referentes aos tratamentos e prevenções contra a covid-19. Nela, a FDA discorreu sobre a autonomia médica em recomendar fármacos de acordo com o próprio julgamento profissional. Mas não houve mudança de orientação da agência sobre isso. No comunicado de abril de 2021, a FDA dizia: "Se seu médico lhe prescrever o uso da ivermectina, compre-a através de uma fonte legítima, como uma farmácia, e tome-a exatamente como prescrito". A agência, entretanto, reforça que o medicamento não é indicado para a covid-19.


Segundo a agência norte-americana, a vacinação é uma das melhores maneiras de se proteger contra o coronavírus.


Boato similar tem sido desmentido por agências internacionais de checagem, como a Verify e a FactCheck.org.


Nota: Este conteúdo foi produzido pela Lupa com apoio do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Para ler o texto no site da Lupa, clique aqui.


Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942