X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Mariângela Simão é a nova diretora-presidente do Instituto Todos pela Saúde
Notícias do ITpS

Mariângela Simão é a nova diretora-presidente do Instituto Todos pela Saúde

15.02.2023

A médica pediatra e sanitarista Mariângela Simão, que foi diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos e Produtos Farmacêuticos entre 2017 e 2022, é a nova diretora-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Mariângela assume a função no lugar do imunologista Jorge Kalil, que durante dois anos estruturou as bases de atuação da instituição, com o estabelecimento dos três pilares, e difusão das ações do Instituto para a sociedade. Kalil sai para se dedicar a projetos científicos, entre eles o desenvolvimento da vacina nasal contra a covid-19.


Com quase 30 anos de experiência no sistema público de saúde brasileiro, Mariângela trabalhou nas secretarias de Saúde de Curitiba e do Paraná, foi diretora do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e diretora de Prevenção, Gênero e Direitos Humanos do Programa das Nações Unidas para o HIV-Aids. 


O ITpS iniciou os trabalhos em fevereiro de 2021 com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. São parceiros institucionais a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes: 



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942