A taxa de testes positivos para covid-19 aumentou oito pontos percentuais no Brasil em apenas 15 dias. De acordo com um relatório feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), na semana de 3 a 9 de setembro, a positividade para a infecção pelo novo coronavírus atingiu 22,3%. Na semana encerrada em 19 de agosto, o percentual foi de 14,3%.
Em agosto, o instituto já havia apontado para um aumento na taxa positividade do novo coronavírus em relação ao mês anterior. Acredita-se que aumento esteja associado à subvariante Éris.
(...)
O ITpS também analisou as taxas de positividade para outros vírus no período de 3 a 9 de setembro, e todas seguem em baixa. A taxa para vírus sincicial respiratório (VSR) é de 4,2%, para influenza A, de 1,8%, e para influenza B, de 0%. O VSR se destaca na positividade entre crianças de 0 a 4 anos (56% dos testes positivos) e de 4 a 9 anos (50%).
(...)
A análise tem como base diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin.
Conteúdo disponível em O Globo (clique aqui)
Leia também em: