Gabriel Rodrigues
A covid-19 nunca esteve, de fato, longe, mas parece estar voltando com mais força do que nos últimos meses, com a ascensão da nova subvariante Éris. O novo relatório do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), divulgado nesta semana, aponta que a taxa de positividade dos testes de covid-19 realizados em laboratórios privados no Brasil dobrou em um mês.
A taxa média saltou de 7% para 15,3% nos nove Estados analisados. Até então, a maior taxa registrada no Brasil em 2023 havia sido no final de fevereiro, 23,3%. Minas Gerais é o Estado com o maior índice, acima da média nacional, e a média diária de diagnósticos positivos em Minas passa de 200.
O infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI) avalia algumas hipóteses para o protagonismo de Minas. Uma delas, que ele diz não acreditar que seja a causa, seria uma testagem mais ampla no Estado do que nos demais. O mais provável, diz ele, é que a subvariante Éris esteja predominando em Minas atualmente, ainda que não tenha sido detectada oficialmente.
(...)