X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Positividade para covid-19 cai enquanto testes positivos para Influenza A e VSR sobem, apontam análises do ITpS
Notícias do ITpS

Positividade para covid-19 cai enquanto testes positivos para Influenza A e VSR sobem, apontam análises do ITpS

29.03.2024

A positividade para o SARS-CoV-2 caiu de 30% para 12% enquanto o percentual de testes positivos para Influenza A subiu de 20% para 25% e o para Vírus Sincicial Respiratório (VSR), de 6% para 18%, nas últimas cinco semanas (entre as semanas epidemiológicas 8 e 12, encerradas, respectivamente, em 24 de fevereiro e 23 de março). As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com dados de 856.224 diagnósticos moleculares feitos por Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein, Hilab, HLAGyn e Sabin, entre 19 de março de 2023 e 23 de março de 2024. Desde o início da parceria com os laboratórios, em dezembro de 2021, o ITpS já analisou 4.321.701 milhões de resultados de testes diagnósticos.



Considerando as últimas quatro semanas (SE 9 a 12), 60% dos testes positivos para Influenza A atingiram a faixa etária de 0 a 19 anos. Já o vírus SARS-CoV-2 teve maior frequência na população a partir de 40 anos. O VSR, por sua vez, predominou entre 0 e 4 anos.


A positividade dos testes de covid-19 apresenta queda em todas as regiões do país e faixas etárias. Entre as unidades federativas com dados suficientes para análise individual, os maiores percentuais são observados no Paraná (24%), em Minas Gerais (21%) e no Rio Grande do Sul (21%). Valores das semanas anteriores podem flutuar em decorrência da entrada de novos dados.



Em relação à Influenza A, São Paulo (25%), Santa Catarina (24%) e Rio de Janeiro (24%) têm a positividade mais alta entre os estados monitorados. Na outra ponta está o Distrito Federal (13%).



O ITpS recomenda que a população se vacine contra a covid-19 e tome todas as doses indicadas conforme idade e condição de saúde. Grupos prioritários, como grávidas, puérperas e idosos, entre outros, também podem receber, no Sistema Único de Saúde (SUS), imunizante contra a gripe. A campanha deste ano foi antecipada. Em caso de dúvidas, procure um posto de saúde.


Para conhecer os percentuais de positividade para outros vírus e bactérias, acesse a íntegra do relatório 31 de monitoramento de patógenos.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes:



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.

  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942