X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
SBT: Casos de covid crescem e festas de fim de ano trazem alerta
Na mídia

SBT: Casos de covid crescem e festas de fim de ano trazem alerta

24.12.2022

Flávia Travassos


O Brasil observou, nos últimos meses, um crescimento nos casos de covid-19. Com as festas e fim de ano, os médicos alertam para riscos maiores de contaminação - e esse é um presente ameaçador que ninguém quer ganhar. 


Uma nova variante é a responsável pelo aumento das notificações. Segundo Júlio Croda, médico infectologista da Fundação Oswaldo Cruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, a nova onda é causada pela variante BQ1, circulante em todos os estados e que apresenta um escape à resposta imune. "Quem já se infectou no passado, seja no início de janeiro, no meio de janeiro ou maio, pode se infectar novamente", alertou Croda. 


Mais da metade dos estados registraram alta nos casos e 48,2% dos municípios se depararam com o mesmo cenário. Em uma semana, idades registraram mais de 100 casos da doença por 100 mil habitantes, um número alto. Para Jorge Kalil, diretor-presidente do Instituto Todos Pela Saúde, um fator é determinante para essa situação: locais com menor número de vacinados, afetando as regiões norte e nordeste, com percentuais menores de imunizados. 


(...)



Conteúdo disponível no SBT (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942