Agência Fapesp
O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou o curso Análise de Dados para Vigilância em Saúde com o objetivo de ajudar a melhorar a formação dos profissionais que atuam em emergências sanitárias no Brasil.
A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS, compostos por módulos principais e independentes.
Os cursos são direcionados prioritariamente a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações na vigilância em saúde, mas também se estendem a quem quer trabalhar na área. Eles foram desenvolvidos na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante ao permitir o estudo a qualquer hora com material autoexplicativo e apresentado em vários formatos.
Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados.
Disponível a partir de 17 de outubro, o curso Análise de Dados para a Vigilância em Saúde é composto por um módulo principal, de 45 horas, e outros seis cursos complementares e opcionais de 10 horas cada um, que serão oferecidos a partir de novembro de 2022.
O objetivo é habilitar profissionais das vigilâncias em saúde nas técnicas mais qualificadas e rápidas de análises de dados para a rotina do serviço da área.
O curso de análise de dados foi desenvolvido por profissionais da área da vigilância da Universidade Federal de Santa Catarina. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e oferecidos ao estudante códigos para análise de cobertura vacinal e casos de dengue, por exemplo, e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na vigilância em saúde.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 16 de outubro, devendo ser feitas pela página do curso.
Mais informações no site do ITpS.
Conteúdo reproduzido na íntegra da Agência Fapesp (clique aqui)