X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Fapesp: Instituto Todos pela Saúde oferece curso gratuito de análise de dados para vigilância em saúde
Na mídia

Fapesp: Instituto Todos pela Saúde oferece curso gratuito de análise de dados para vigilância em saúde

06.10.2022

Agência Fapesp


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou o curso Análise de Dados para Vigilância em Saúde com o objetivo de ajudar a melhorar a formação dos profissionais que atuam em emergências sanitárias no Brasil.


A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS, compostos por módulos principais e independentes.


Os cursos são direcionados prioritariamente a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações na vigilância em saúde, mas também se estendem a quem quer trabalhar na área. Eles foram desenvolvidos na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante ao permitir o estudo a qualquer hora com material autoexplicativo e apresentado em vários formatos.


Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados.


Disponível a partir de 17 de outubro, o curso Análise de Dados para a Vigilância em Saúde é composto por um módulo principal, de 45 horas, e outros seis cursos complementares e opcionais de 10 horas cada um, que serão oferecidos a partir de novembro de 2022.


O objetivo é habilitar profissionais das vigilâncias em saúde nas técnicas mais qualificadas e rápidas de análises de dados para a rotina do serviço da área.


O curso de análise de dados foi desenvolvido por profissionais da área da vigilância da Universidade Federal de Santa Catarina. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e oferecidos ao estudante códigos para análise de cobertura vacinal e casos de dengue, por exemplo, e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na vigilância em saúde.


As inscrições são gratuitas e estão abertas até 16 de outubro, devendo ser feitas pela página do curso.


Mais informações no site do ITpS.


Conteúdo reproduzido na íntegra da Agência Fapesp (clique aqui)

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942