X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Período de festas de fim de ano chega com positividade para covid-19 ao redor de 20%, mostra Instituto Todos pela Saúde
Notícias do ITpS

Período de festas de fim de ano chega com positividade para covid-19 ao redor de 20%, mostra Instituto Todos pela Saúde

22.12.2023

O período de festas de fim de ano chega com a positividade para SARS-CoV-2 (covid-19) ao redor de 20%. O percentual de testes positivos está nesse patamar, com pequenas oscilações, há cinco semanas (da semana encerrada em 18 de novembro à finalizada em 16 de dezembro). As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com base em dados de diagnósticos moleculares feitos pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin. Clique aqui para ver os gráficos interativos.


Na semana encerrada em 8 de julho, a positividade estava em pouco mais de 6%. O percentual cresceu até 14 de outubro, quando atingiu o pico de 33%. A partir de meados de outubro, a taxa passou a cair, chegando a 17% em 2 de dezembro e continua estável nesse patamar, com pequenas oscilações. Dados de semanas anteriores podem ter leve flutuação em decorrência da entrada de novos dados de testes moleculares na base do Instituto Todos pela Saúde. Desde o início da parceria com os laboratórios, em novembro de 2021, o ITpS já analisou mais de 4 milhões de resultados.



Nas últimas cinco semanas, Pernambuco foi o único estado a apresentar um crescimento sustentado da positividade, que passou de 28% para 41%. Na Bahia houve oscilação positiva, de 36% para 38%. Todas as demais unidades federativas analisadas registraram queda, com destaque para Santa Catarina, de 28% para 19% (nove pontos percentuais); Minas Gerais, de 25% para 18% (sete pontos); e Rio de Janeiro, de 15% para 8% (sete pontos).



Mesmo com a estabilidade das taxas de positividade, é importante que a população esteja vacinada. Todos os postos de saúde oferecem a vacina contra covid-19 gratuitamente. O número de doses varia de acordo com a idade e a condição de saúde, mas, em geral, a recomendação são quatro doses. Em caso de dúvidas, procure o posto de saúde mais perto da sua casa.


Em informe divulgado no dia 18 de dezembro, o Ministério da Saúde destacou a baixa cobertura da vacina bivalente contra covid-19, apesar dos esforços da pasta para ampliar a vacinação neste ano. Até 20 de dezembro, apenas 15,8% da população havia recebido o imunizante.


O ITpS também analisou a positividade para outros vírus respiratórios. No mesmo período observado, as taxas para Influenza A subiram de 1,3% para 4,5% e para Vírus Sincicial Respiratório (VSR), de 9% para 11%. O VSR afeta, principalmente, crianças de 0 a 4 anos.



O ITpS monitora a circulação de vírus respiratórios desde fevereiro de 2022 – este é o 29º relatório. Neste ano, o ITpS aperfeiçoou os monitoramentos, incluindo novos parceiros, o que aumentou a cobertura geográfica e o volume amostral de testes analisados, e transformando os gráficos estáticos em interativos, de modo a incrementar a acessibilidade das informações produzidas.


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador. O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes:



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica – Ajudar a organizar, integrar, melhorar e manter redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e para cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados – Contribuir para promover análise e integração de bancos de dados para subsidiar políticas públicas baseadas em informações científicas.

  • Formação e informação – Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas; tornar públicas as informações científicas.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942