X
Para aumentar ou diminuir a fonte, utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
Comunicação
Taxa de positividade para covid-19 dobra em um mês, de 7% para 15,3%, indicam análises do Instituto Todos pela Saúde
Notícias do ITpS

Taxa de positividade para covid-19 dobra em um mês, de 7% para 15,3%, indicam análises do Instituto Todos pela Saúde

30.08.2023

A taxa de positividade para SARS-CoV-2 (covid-19) dobrou em um mês, passando de 7% para 15,3% entre as semanas encerradas em 22 de julho e 19 de agosto. Os percentuais mais elevados são observados nas faixas etárias de 49 a 59 anos (21,4%) e acima de 80 anos (20,9%). As análises são do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) com base em dados de 1.196.275 diagnósticos moleculares feitos entre 14 de agosto de 2022 e 19 de agosto de 2023 pelos laboratórios Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin. Os gráficos interativos estão aqui.




Nos estados analisados, Minas Gerais, com 21,4%, e Goiás, com 20,4%, são os que apresentam as maiores taxas de positividade para covid-19. Em seguida estão Distrito Federal (19,5%), Paraná (15,7%), São Paulo (14,1%) e Mato Grosso (13,6%). O maior crescimento de resultados positivos no mês de agosto foi observado em Goiás, de 8% para 20%.



O aumento da positividade para covid-19 serve de alerta: o vírus SARS-CoV-2 continua circulando e a população deve estar com a vacinação em dia. Crianças e adolescentes até 18 anos têm de tomar três doses da vacina e adultos e idosos, quatro. Em caso de dúvidas, procure um posto de saúde.


O ITpS também analisou as taxas de positividade para outros vírus, e todas seguem em baixa. Para Influenza A é de 1,4%, para Influenza B, de 1,2% e para Vírus Sincicial Respiratório (VSR), de 3,1%.



Os laboratórios realizam ainda exames de painel que detectam outro conjunto de vírus, de espectro amplo (Rinovírus, Enterovírus, Metapneumovírus, Vírus Parainfluenza, Bocavírus, Coronavírus sazonais e Adenovírus) e bactérias como Bordetella, Mycoplasma e Chlamydophila. Nesse painel, de 13 a 19 de agosto a positividade para Rinovírus foi de 32%, para os Coronavírus sazonais, de 14% e para os demais patógenos, abaixo de 5%.



O ITpS monitora a circulação de vírus respiratórios desde fevereiro de 2022 – este é o 22º relatório. Nos últimos meses, o ITpS aperfeiçoou os monitoramentos, incluindo novos parceiros, o que aumentou a cobertura geográfica e o volume amostral de testes analisados, e transformando os gráficos estáticos em interativos, de modo a incrementar a acessibilidade das informações produzidas. 


A atuação do ITpS


O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) é uma entidade sem fins lucrativos criada em fevereiro de 2021 com o objetivo de ajudar o Brasil a articular redes e desenvolver competências que auxiliem no preparo para o enfrentamento das futuras emergências sanitárias, como surtos, epidemias e pandemias.


Os trabalhos foram iniciados com um aporte de R$ 200 milhões feito com recursos da iniciativa Todos pela Saúde, criada em 2020 e que teve o Itaú Unibanco como principal doador.


O ITpS tem como associada mantenedora a Fundação Itaú e como associados a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.


O ITpS atua em três frentes:



  • Fortalecimento de redes de vigilância epidemiológica - Articular redes para a obtenção de informações científicas relevantes à saúde pública e cobrir lacunas relacionadas à baixa capacidade de sequenciamento genômico.

  • Análise de dados - Promover análise e integração de bancos de dados para influenciar políticas públicas baseadas em evidências científicas.

  • Formação e informação - Desenvolver profissionais que atuem com vigilância epidemiológica, genômica e análise de dados ligados a doenças infecciosas. Tornar públicos os dados científicos.

Instituto Todos pela Saúde (ITpS) Av. Paulista, 1.938 – 16º andar
São Paulo - SP – 01310-942